Matheus Danilo Barros Dias, 24, o “Percata”, era o alvo principal do ataque dos membros da facção criminosa Comando Vermelho, à uma viatura do 1º Distrito Integrado de Polícia, na tarde desta quinta-feira (6), ao lado do Fórum Henoch Reis, Zona Centro-Sul de Manaus. Morador do bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, era conhecido por liderar um grupo criminoso rival do CV.
Percata que foi preso na quinta-feira (5), por volta das 17h no bairro Praça 14, na Zona Sul de Manaus, juntamente com Patrick Regis de Sena, 28, e Antônio Marlon Silva dos Santos, 48, por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e disparos de arma de fogo contra policiais, estaria no beco com os parceiros para executar integrantes do Comando Vermelho, em resposta nesta quinta-feira a facção rival fez uma emboscada contra a viatura da Polícia Civil.
De acordo com a polícia a facção trabalha por braço e já se encontra no Limão, Caldeirão, Iranduba em peso e em quase todo Cacau Pirêra, onde o CV tem resistido e mantido parte do comando do tráfico de drogas.
Antes de ser encaminhado a audiência de custódia no Henoch Reis, Percata seria ouvido por uma equipe de investigadores do 31º Distrito Interativo Policial, de Iranduba, mas resolveram deixar para ouvir o acusado de comandar as execuções no município em uma unidade prisional da capital, mas ele acabou sendo morto antes.
As prisões e a Emboscada
Na tarde de quinta-feira, policiais faziam uma incursão no Prosamim Mestre Chico I, quando a equipe foi surpreendida com disparos de arma de fogo. Matheus Danilo, Patrick Régis e Antonio Marlon tentaram fugir pela rua Ipixuna, mas acabaram sendo capturados.
Com eles, foram encontrados uma pistola de marca Taurus TS9 .9mm, numeração ACE863206; 13 munições do mesmo calibre; uma pistola Taurus 765 .9mm; seis munições do mesmo calibre; e um veículo Cobalt, cor prata, placa BBI2B29, sem restrições. Também foram apreendidos quatro celulares, uma porção e quatro cigarros de maconha tipo skunk.
Os três foram levados ao 1º Distrito Integrado de Polícia, onde o auto de prisão em flagrante foi lavrado.
No inicio da tarde desta quinta-feira (6), Matheus (Percata), Patrick e Antônio foram colocados numa viatura do 1º DIP para passar por audiência de custódia e seguiram para o Fórum Henoch Reis, quando o veículo encostou bandidos armados cercaram a VTR e abriram fogo.
Percata, o alvo principal da ação, Matheus morreu, enquanto Patrick e Antônio ficaram gravemente feridos. Além disso, uma investigadora identificada como Priscila, foi ferida no braço, mas passa bem.