A Polícia Federal (AM) deflagrou nesta terça-feira, 10, no município de Tapauá (AM)e em Curitiba PR), a Operação Pasto Oculto. O objetivo é reprimir os crimes de desmatamento ilegal e invasão de terras da União. No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. As informações são da Polícia Federal.
De acordo com a PF, em três fazendas no sul do Amazonas foi identificado o desflorestamento de mais de 2000 hectares sem licença ambiental para supressão da vegetação nas áreas analisadas.
O dano ambiental contabilizado supera a R$ 170 milhões de reais. Além do cumprimento dos mandados judiciais, serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.
Durante a operação, foram apreendidas joias, uma grande quantidade de esmeraldas e obras de artes com certificados de autenticidade.
A Operação Pasto Oculto apura crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro. As penas somadas são de até 17 anos de prisão.
A investigação iniciou-se por meio de cruzamento de dados de alertas, feitos por programas periciais avançados, em que apontaram local de corte ilegal de árvores.