A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), prendeu Gelson Ramos da Silva, 38, conhecido como “Sombra”, pelos homicídios de Luís Felipe Dias Lima, que tinha 26 anos, e Marcos Vinicius Barros da Silva, que tinha 18, ocorridos no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus.
A prisão ocorreu na rua Barcelos, comunidade Nova Conquista, bairro Tancredo Neves, zona leste da cidade. “Sombra” já respondia em regime semiaberto por outro homicídio ocorrido em 2015.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Especializada, o primeiro ato criminoso foi praticado contra Marcos Vinicius, no dia 20 de setembro de 2020. Segundo Cunha, o infrator integra uma organização criminosa do bairro Redenção, e estava desconfiado que a vítima estaria infiltrada, naquela área, como informante de outro grupo criminoso. Por esse motivo, Gelson perseguiu Marcos Vinicius e o executou com quatro disparos de arma de fogo.
“Os familiares de Marcos Vinicius alegam que ele era inocente, e que ‘Sombra’ se confundiu ao matar o mesmo”, explicou Cunha.
Ainda conforme a autoridade policial, a segunda prática ocorreu no dia 28 de maio deste ano, contra Luís Felipe, que foi atingido por disparos de arma de fogo em uma das pernas e abdômen. Ele chegou a ser socorrido e levado à uma unidade hospitalar, na zona leste, mas foi a óbito no dia 3 de julho, em decorrência dos ferimentos causados pela ação criminosa.
“A motivação do crime teria se dado pelo fato de Luís Felipe pertencer à mesma facção criminosa do infrator, e estar trazendo problemas que estavam chamando a atenção da polícia para aquela área da cidade”, explicou Cunha.
O titular da DEHS esclareceu que nesse segundo crime, houve a participação de um segundo integrante identificado como Paulo Martins da Costa Filho, 29, conhecido como “Paulinho”, que já está sendo procurado pelas equipes da Especializada.
Sombra responderá por homicídio, e ficará à disposição do Poder Judiciário, na Central de Recebimento e Triagem (CRT).