*Por Francisco Praciano – Companheiros, um jornalista me questionou se eu sairia candidato ao Senado e se eu concordava com o apoio do PT ao Omar Aziz. Respondi por escrito: Quanto à tua pergunta se eu seria candidato ao Senado pelo PT e se eu concordo que o PT apoie a reeleição do Omar, te respondo com muita sinceridade. Aliás, depois de completar em fevereiro meus 70 anos, decidi que, a partir de agora, só falo e faço o que eu quiser e o que coração pedir, sem máscaras, sem maquilagem. Maturidade e liberdade é a nova fase da vida.
Objetivamente, pelo meu histórico político, pelo meu comportamento ético, pela qualidade dos meus mandatos e , por ser de Justiça, o PT sabe que eu sou o candidato mais indicado do Partido para disputa do Senado.
Acho até que em 2018 era mais indicado ainda e me trocaram pela Vanessa. Portanto, eu estou à disposição do PT, desde 2018 pra candidatura ao Senado e somente ao Senado, se o PT quiser e decidir. E ainda sem desespero de sair ou ganhar, embora sejam os objetivos.
E é por isso mesmo que não farei disputa interna pela candidatura e respeito as estratégias politicas do PT nacional. Certamente seria meu último mandato. Me entregaria de corpo e alma, junto com o Lula na reconstrução desse país. O Lula precisa de uma bancada fiel. Dada essa preliminar, a conclusão lógica e linear é, obviamente, que pretendo realizar esse sonho de ajudar na recuperação desse país e, portanto, não concordo com o apoio do PT ao Omar.
Temos que ter a clareza de que essa aliança local com o PSD seria o apoio do Lula à reeleição do Omar e não o apoio do Omar à reeleição do Lula, dado que o Omar nada tem a oferecer ao Lula nem na eleição, nem depois de o Lula eleito.
Desenhando, não transfere muitos votos agora e se ganhar é potencialmente um inimigo amanhã. Vide o impeachment da Dilma. Ademais , não tenho nenhuma admiração ao Omar, ao Arthur e a esse coronel do Bolsonaro que nem sequer conheço o nome.
Chico Preto, rapaz inteligente, se estragou muito cedo com essa história de bolsonarismo. Que pena. É um rapaz inteligente e preparado. Foi meu colega na CMM. Se eu não for candidato, acho que votarei em outro candidato do PT ou no Luiz Castro, esclarecidas algumas questões.?
Tomara que o povo pense assim. Dessa turma, modestia às favas, acho que eu seria o melhor candidato e Deus e o PT sabem disso. Se o povo não sabe, precisa pesquisar, saber e decidir. Tenho os meus, mas na política sou um homem de poucos pecados.
O Amazonas precisa de uma Revolução Política.
Deus ilumine o povo amazonense.
Abraço, amigão.
*FRANCISCO PRACIANO – PT /AM