A senadora Janaína Farias (PT-CE), que assumiu o mandato no Senado como suplente do ministro da Educação, Camilo Santana, se manifestou nesta quarta-feira (24) após ter sido atacada por Ciro Gomes (PDT).
Em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews, o ex-ministro disse que a parlamentar é desqualificada para o cargo e a chamou de “cortesã”, termo associado à prostituição. “Ao invés de ser uma assessora de alcova, agora vou substituir: ela é uma pessoa que organizava as farras do Camilo”, disparou.
“O que eu tenho a ver com a vida de Camilo? Nada. O que eu tenho a ver com a vida dela? Nada. Agora, ‘botar’ no Senado? A voz do Ceará no Senado? A mulher cearense representada no Senado por uma cortesã”, acrescentou.
?? Ciro volta a atacar senadora que assumiu mandato de Camilo
Ciro Gomes tem feito ataques machistas à senadora Janaína Farias, que assumiu mandato do ministro da Educação como suplente pic.twitter.com/ki0vQJsJD0
— Metrópoles (@Metropoles) April 24, 2024
“A violência política contra as mulheres é um câncer que precisamos extirpar da nossa sociedade. Infelizmente ela ainda é uma prática comum e desesperada de quem não consegue tolerar a ascensão de lideranças femininas”, disse a senadora ao DCM. “Mas devo deixar claro que os ataques proferidos por esse senhor, de trajetória conhecida por posturas misóginas, estão sendo levados à Justiça e é lá que ele terá que responder por esse comportamento inaceitável”.
Ciro já havia classificado a senadora como “assessora para assuntos de cama” do ministro da Educação. O pedetista disse ainda que Janaína faz “serviço particular” de “harém”.