
Os deputados federais Fausto Pinato (da Frente Parlamentar Brasil-China), Perpetua Almeida (Presidente Frente Parlamentar da Cooperação entre os Países do Brics) e Daniel Almeida (Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/China) pediram nesta quarta-feira (25) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com requerimento assinado, que paute o “imediato afastamento” de Eduardo Bolsonaro da presidência da Comissão de Relações Exteriores, por conta de mais uma declaração do filho “03” de Jair Bolsonaro atacando a China. A reportagem é do portal G1.
Eduardo Bolsonaro escreveu no Twitter que o governo brasileiro declarou apoio para uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China” na segunda-feira (23) e apagou no dia seguinte. A embaixada da China no Brasil afirmou em nota que as declarações do deputado federal são “infundadas” e “solapam” a relação entre os dois países, acrescenta a reportagem.
Para parlamentares, as declarações de Eduardo Bolsonaro, enquanto presidente da Comissão de Relações Exteriores, também são “uma afronta às boas relações diplomáticas que construímos há mais de 45 anos e que beneficiam os dois países”.