×

Bolsonaristas entregam pedido de impeachment contra Moraes

Pacheco foi um dos alvos do ato golpista do último sábado e já sinalizou a aliados que não fará nenhum movimento para prosseguir com um processo de impeachment contra qualquer ministro da Corte.

Bolsonaristas entregam pedido de impeachment contra Moraes

Com o novo documento, há 23 pedidos de impeachment contra Moraes em tramitação no Senado. O ministro lidera o número de solicitações do tipo e é seguido por Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte, com 18

Parlamentares de oposição apresentaram um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta segunda (9). O documento tem a assinatura de mais de 150 deputados e deve ser incluído no sistema do Congresso Nacional nas próximas horas.

O pedido de impeachment contra o magistrado foi levado diretamente ao gabinete de Pacheco, que terá que decidir se abre o processo contra Moraes ou não. A entrega do documento ocorre dois dias depois do ato golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista.

Os responsáveis pela entrega do documento são os senadores bolsonaristas Marcos Rogério (PL-RO), líder da Oposição na Casa; Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagatolli (PL-RO).

Pacheco foi um dos alvos do ato golpista do último sábado e já sinalizou a aliados que não fará nenhum movimento para prosseguir com um processo de impeachment contra qualquer ministro da Corte. Não existe prazo para que os chefes do Legislativo decidam sobre as solicitações contra magistrados.

Com o novo documento, há 23 pedidos de impeachment contra Moraes em tramitação no Senado. O ministro lidera o número de solicitações do tipo e é seguido por Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte, com 18.

O Senado nunca avançou com um pedido de impeachment contra ministros do Supremo, mesmo quando o próprio ex-presidente ingressou com uma solicitação contra Moraes, em 2021.