Jair Bolsonaro (PL) convocou apoiadores a comparecer às proximidades de uma delegacia da Polícia Federal (PF), no próximo dia 7, quando ela vai depor sobre a suposta importunação de uma baleia por ter se aproximado dela com um jet ski no município de São Sebastião, litoral do estado de São Paulo.
O ex-mandatário citou outras três cidades. “Tenho certeza de que vai muita gente. A gente vai bater um papo. Será um grande encontro. Quero convidar o pessoal de Ubatuba, Guarujá, Santos, vamos comparecer. Saindo dali quero dirigir a palavra a vocês”, afirmou.
Segundo a legislação brasileira, “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo” é considerada uma infração administrativa contra o meio ambiente. Fotos e vídeos indicaram aproximação avaliada em cerca de 15 metros da baleia, que estava na superfície, destacou a promotora Marília Soares Ferreira Iftim.
No próximo dia 7 de fevereiro, em São Sebastião, às 15:00, @jairbolsonaro estará prestando depoimento e convida a todos para estarem por lá. pic.twitter.com/Ux0ADwRGx8
— Gil Diniz (@carteiroreaca) February 1, 2024