×

Bolsonaro pode aparelhar Judiciário com nomeação de 75 desembargadores

Na maior canetada dos últimos tempos, Bolsonaro pretende controlar boa parte do Judiciário

Bolsonaro pode aparelhar Judiciário com nomeação de 75 desembargadores

De um total de 139 desembargadores federais, portanto, o Brasil passará a ter 214. A lei que cria os novos cargos já está na mesa de Bolsonaro para ser sancionada.

Jair Bolsonaro vai dar a maior canetada da história recente do Judiciário brasileiro. No próximo ano, ele nomeará 75 desembargadores nos seis tribunais regionais federais do país.Isto será possível devido ao aumento de quase 50% das vagas em cinco tribunais aprovado pela Câmara no dia 8 de novembro.

Serão 57 novos cargos, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo. Além disso, será criada uma nova corte, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Minas Gerais, que terá 18 novos juízes.

De um total de 139 desembargadores federais, portanto, o Brasil passará a ter 214. A lei que cria os novos cargos já está na mesa de Bolsonaro para ser sancionada. A nomeação de um número tão grande de magistrados em tribunais estratégicos preocupa setores do meio jurídico, que já temem o aparelhamento das cortes pelo bolsonarismo.

Para citar apenas um exemplo de enorme impacto político, o ex-presidente Lula foi julgado e preso por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou sentença do ex-juiz Sergio Moro contra ele, ressalta a jornalista.