As negociatas conduzidas pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), com o trilionário golpista Elon Musk visam, entre outras frentes, ceder uma área que hoje é dominada por uma empresa estatal que Jair Bolsonaro (Sem partido) quer extinguir.
Na contramão, Jair Bolsonaro (Sem partido) e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, lutam para extinguir o Centro Nacional de Tecnologia Avançada (CEITEC), empresa pública que é a única fabricante de semicondutores na América Latina.
“Montar uma fábrica de #chip não é bem assim, sem uma contrapartida como fizeram a Índia. Montar aqui no Brasil para atender exclusivamente a produção da Tesla, recebendo todo os subsídios fiscais e usando nossa mão-de-obra barata”, pubilicou a Associação dos Colaboradores da CEITEC (ACCEITEC) nas redes sociais após divulgação da notícia pela revista Veja.
Criada em novembro de 2008, no governo Lula, a Ceitec desempenha papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil desenvolvendo semicondutores ?para identificação automática (RFID e smartcards) e para? aplicações específicas.
Leia matéria completa na Revista Fórum (revistaforum.com.br)