A primeira pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Manacapuru, divulgada nesta sexta-feira, 10, pela Perspectiva, Mercado e Opinião, quatro possíveis candidatos – velhos amigos e, momentamenamente, adversários de temporada – aparecem tecnicamente empatados na preferência do eleitor da terra do guerreiro Mura.
Na pesquisa espontânea, o dono da rádio Palmeira FM, Rafael Palmeira, vem na dianteira, com 2,3% das intenções contra 2% obtidos por Angelus Figueira, 1,7% por Valciléia Flores e 2% por Franz Meléndez, de nacionalidade peruana. Nessa modalidade metodológica, 90% não souberam responder e 0,7% optaram pelo voto nulo ou em branco.
Já na pesquisa estimulada – aquela que o eleitor tem acesso a foto do candidato -, o quadro é diametralmente oposto.
Angelus Figueira, que já foi prefeito do município por quatro mandatos e perdeu três disputas seguidas, dá um salto estratosférico de 2% para 30,3%, assim como Valciléia que sai de 1,7% para 27,3%.
No ranking da pesquisa, Franz Meléndez ocupa a terceira posição, com 10,7% – distância quilométrica em relação aos dois primeiros colocados.
De acordo com a tabulação da Perspectiva, Angelus Figueira tem um potencial de 37% de intenção de votos contra 36% cravado por Valciléia.
O ex-prefeito Angelus Figueira, entretanto, na medida que aparece com maior potencial de votos é o mesmo que reúne o maior percentual de rejeição, com 31,3%.
Dos seis nomes colocado pela Perspecitiva como possíveis candidatos, Valciléia é a menos rejeita pelo eleitorado local, com 7,7%.
A pesquisa foi realizada no dia 08 de fevereiro com uma amostra de 300 entrevistados.
A margem de erro é de 5,6%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
Veja pesquisa completa