O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (14/12), estar feliz por ter conseguido colocar um ministro comunista no Supremo Tribunal Federal (STF), ao se referir a Flávio Dino. A fala ocorreu na 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.
“Não sabem como estou feliz hoje, conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista”, afirmou.
O Senado aprovou, nessa quarta-feira (13/12), a indicação de Flávio Dino para uma vaga no STF. O ex-governador do Maranhão irá assumir a cadeira deixada por Rosa Weber e poderá ficar na Corte até completar 75, em abril de 2043.
“Pela primeira vez, conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista”, comemora Lula.
Presidente se disse feliz com a aprovação do nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. pic.twitter.com/iaMCbDwIu4
— Metrópoles (@Metropoles) December 15, 2023
No evento em que celebrou a vitória de Dino, Lula assinou decreto para ampliar o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), uma iniciativa para sugerir melhorias para os direitos dos jovens e promover pesquisas acerca do tema. O Conjuve possui 30 conselheiros e, com o aumento previsto pelo texto, passará a ter 60 membros, 40 da sociedade civil e 20 associados ao governo.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, efetivou também um termo com o Instituto Federal de Goiás (IFG) para reformular a estratégia do programa ID Jovem, que concede benefícios de meia-entrada e descontos no transporte coletivo interestadual.
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; da Igualdade Racial, Anielle Franco; da Cultura, Margareth Menezes; da Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, compareceram à solenidade.
Também participaram do evento o secretário nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronald Santos; e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão.