Por Ademir Ramos – Os candidatos ao governo do estado que participaram do debate da Band nesta noite de domingo (7) pouco ou quase nada contribuíram para esclarecimento do eleitor quanto às propostas de governo das candidaturas em tela.
Frio e sonolento, o debate foi reduzido em questões particulares marcado por projetos pessoais ofuscando a formulação de políticas de desenvolvimento.
Na ausência do governador, o Negão e o Eduardo foram agredidos pelo “provocador” Henrique de Oliveira.
As câmaras da Band flagraram o momento em que Eduardo e Ricardo trocavam olhares em direção ao Negão caminhando rumo ao púlpito.
Segurança, educação, meio ambiente, saúde foram discutidos de forma fragmentada e repetitiva.
Na verdade, os candidatos mostraram total desprezo, quando muito recorriam a tecnologia como um bálsamo para todos os males.
A ausência do governador Wilson Lima pouco ou nada influenciou no curso do debate, a inovação e as articulações estruturantes passaram longe.
O fato é que os empresários foram mais objetivos e orgânicos que os jornalistas selecionados para indagar os candidatos.
De tudo conclui-se que temos um governo ausente e desatento sem política de estado a mercê dos apetites do mandatário de plantão.