O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deve, na tarde desta quinta-feira (22), publicar nota se posicionando contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), segundo informações do jornalista Fábio Zanini, do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a reportagem, apesar de se manifestar contrário ao chefe do Executivo, FHC não deve fazer uma declaração explícita de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente nas pesquisas de todos os institutos. Lula é atualmente o único candidato capaz de derrotar Bolsonaro já no primeiro turno.
“Na nota, FHC deve defender a democracia, o respeito às instituições e aos direitos humanos. Ele vem sendo cortejado há alguns dias pela campanha de Lula para que manifeste seu apoio já no primeiro turno, dentro da proposta de formar uma frente ampla contra o atual presidente”, diz trecho da reportagem.
O apoio do PSDB à candidatura de Simone Tebet (MDB), que tem Mara Gabrilli (PSDB) como candidata a vice, é um entrave para que FHC manifeste apoio a Lula no primeiro turno.
Na segunda-feira (19), Lula teve encontro com os ex-candidatos a presidente da República, que declararam apoio ao petista contra Bolsonaro. Participaram Guilherme Boulos (Psol), Luciana Genro (Psol), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSB) – que é atualmente candidato a vice-presidente -, Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Vicente Goulart (PCdoB). Todos manifestaram apoio a sua candidatura.