×

Guedes viaja para os EUA e escapa de depoimento na Câmara sobre sua offshore de R$ 51 milhões

Na sexta-feira, Guedes defendeu que todos os seus investimentos foram devidamente declarados antes que assumisse cargo no governo e que são legais. O ministro disse ainda que muito barulho estava sendo feito em torno do caso, e que enxergava motivação

Guedes viaja para os EUA e escapa de depoimento na Câmara sobre sua offshore de R$ 51 milhões

Na sexta-feira, Guedes defendeu que todos os seus investimentos foram devidamente declarados antes que assumisse cargo no governo e que são legais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passará esta semana nos Estados Unidos, viajando nesta segunda-feira (11) para Washington onde participará da Reunião Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além de encontros de ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G20.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Economia, os compromissos de Guedes irão até quinta (14), com seu retorno previsto para sexta-feira (15).

Com isso, o ministro não deverá comparecer ao plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13) para prestar esclarecimentos sobre sua conta offshore em um paraíso fiscal, contrariando indicação dada pelo líder do governo na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de que isso aconteceria.

O requerimento de convocação de Guedes foi aprovado com amplo apoio, inclusive de partidos da base aliada ao governo Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira, Guedes defendeu que todos os seus investimentos foram devidamente declarados antes que assumisse cargo no governo e que são legais. O ministro disse ainda que muito barulho estava sendo feito em torno do caso, e que enxergava motivação política para tanto com a aproximação das eleições presidenciais.

Em reportagem que integra o projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, a revista piauí informou que Guedes tem uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, aberta em 2014 com a quantia de 9,55 milhões de dólares.

A posse de uma empresa no exterior não é ilegal desde que declarada à Receita Federal ou ao Banco Central — o que o ministro já havia dito ter feito, via assessoria de imprensa e depois através de seus advogados.