
Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 70% disseram que Bolsonaro tentou derrubar o presidente Lula.
Uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), divulgada nesta segunda-feira (16), apontou que 12% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 acreditam que o ex-presidente teve participação no planejamento de uma tentativa de golpe de Estado.
Na análise da população geral, o número é significativamente maior: 43% dos entrevistados afirmam que Jair Bolsonaro desempenhou um papel ativo no esquema atualmente investigado pela Polícia Federal (PF). Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice chega a 70%.
Por outro lado, a pesquisa também mostrou que 78% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que ele é alvo de perseguição política. Outros 10% dos entrevistados que votaram no ex-mandatário disseram não saber ou preferiram não responder à questão.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro de 2024, com entrevistas presenciais feitas com 2.000 pessoas em 131 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Destaques da pesquisa:
- 12% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que ele participou do planejamento de uma tentativa de golpe;
- 43% da população geral compartilha dessa opinião;
- 70% dos eleitores de Lula acham que Bolsonaro teve parte ativa no esquema;
- 78% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que ele sofre perseguição política.