O MAIS OU MENOS TÁ BOM? Sinceramente, não me acho seguro pra apontar caminhos. Já fui depurado federal da esquerda do Amazonas e não fiz avançar nada. Talvez um pouquinho próximo do nada ou próximo do que esse país e nosso Estado precisa.
A Vanessa, João Pedro de igual forma já foram Senadores da Esquerda do Amazonas e não fizeram avançar quase nada. O Parlamento por si só não basta para a Revolução que precisamos. E Será mesmo que precisamos de uma revolução?
Discussão longa e complexa. Exige profunda consulta à História. Acho que precisamos sim de uma revolução só por me lembrar o fato de o povo Brasileiro ter eleito um indivíduo que se dizia nazista, homofóbico, machista, racista e que se dizia com vaidade gostar de matar e de torturar e fazer tudo que o diabo gosta. E ainda, dizia explicitamente não gostar de negros, índios, LGBTs e pobres.
Na minha opinião, a necessidade de uma revolução se completa pela aceitação e a colaboração dos três Poderes e da Institucionalidade do País para que o dito sujeito chegasse à Presidência e pudesse pôr em prática, e já por três anos, suas ideias e convicções, desmontando a cada dia conquistas históricas e nosso projeto de nação.
Sim precisamos de uma Revolução e pra isso precisamos, não só do Parlamento, mas do povo. Acho mesmo que sem o povo , junto com a gente, nada acontecerá.
Sinto que a esquerda no Amazonas quer avançar tão somente reelegendo o Zé Ricardo, o Sinésio, e com muito esforço a Vanessa e mais algum deputado estadual. Isso é sonho miúdo e continuação do teatro do faz de conta que vamos resolver. Ou vocês acham mesmo que é mudança?
Só sei que se a gente não fizer formação não convencer o povo de que ele é poder; se a gente não ganhar o povo, antes e depois das eleições, não faremos mudança nenhuma.
Se fizermos essa mixaria de parlamentar e o povo, com nossa ajuda, eleger Braga, Omar, Candidatos do Almeida, Amazonino, Arthur, permaneceremos na mesmice. Verifiquem que a política amazonense gravita ainda em torno de Amazonino, Braga, Arthur,
Omar e seus filhotes. Pelo visto continuará assim com nossa ajuda.
Ainda bem que avançaremos com Lula. Mas não será uma revolução.
Acho que o PT poderia ser mais revolucionário a partir de agora e principalmente com a eleição do Lula. Reeleito o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, temos que consolidar e fortalecer, ainda mais, as Alianças populares , colar com o povo e dizer pro mundo que voltamos, com o apoio popular e com muita democracia, pra fazer melhor e diferente. Não seria estratégico tratar disso agora. Esse “diferente” construiremos com o povo e democraticamente depois das eleições. Esse diferente seria algo como que:
-A Democracia será radicalmente o nosso método de governar.
-A Soberania da nossa nação será inegociável.
-As nossas riquezas estratégicas não serão privatizadas e estarão sob controle do Estado Brasileiro.
-Os meios de comunicação não serão ” máquinas de imbecilização ”
do povo.
-A voracidade dos Bancos terá que ser combatida.
-Lucros e Fortunas terao que ser taxados e ou limitados.
-A Distribuiçao de Renda deverá nortear toda a política economica do governo.
-Os Direitos Trabalhistas terão que ser recuperados imediatamente tal como sua Aposentadoria.
-A garantia da dignidade humana tem que orientar todas as ações de governo de forma a erradicar definitivamente o
Nazismo, Fascismo, Homofobia, Machismo e qualquer tipo de discriminação no país.
-O respeito ao Meio ambiente terá que ser exigido radicalmente em todas as atividades públicas e privadas.
-Tanto a Corrupção quanto a Sonegação serão combatidos implacavelmente.
-Os órgão que fiscalizam o Meio Ambiente e os Recursos Públicos serão reestruturados e redesenhados para cumprir tão necessária função. Os TCEs e TCU são órgão caros e inócuos, mas necessários.
-Uma Constituinte ou uma mini constituinte será necessária para o Aperfeiçoamento do Estado Brasileiro e suas instituições, principalmente a Justiça e o Ministério Público.
Esses são somente alguns exemplos de uma Revolução na Democracia que se faz urgente com o governo do Lula.
Nao voltaremos só pra fazer o melhor do mesmo, voltaremos pra fazer melhor e diferente. Aí o Lula será uma revolução.
Já não me empolgo com o mais ou menos.
Francisco Praciano, ex-deputado federal