O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), atual líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, criticou duramente Nicolás Maduro.
“Um governo verdadeiramente democrático convive com críticas, questionamentos e oposição organizada. A atuação de Maduro na Venezuela é a postura de um ditador”, escreveu no X, antigo Twitter.
Nesta segunda, 29, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, órgão responsável pela apuração, proclamou a vitória de Maduro na eleição realizada neste domingo (28).
O anúncio dá a Maduro seu terceiro mandato como presidente. Ele poderá completar 17 anos no poder – mais do que seu antecessor, Hugo Chávez, que governou o país por 14 anos.
A líder da oposição, a fascista María Corina Machado, afirmou que “já tem como provar a verdade”, destacando que Edmundo González é, na verdade, o presidente eleito do país.
Segundo ela, a oposição tem acesso a supostos 73,2% das atas eleitorais, que comprovariam a vitória de González. Protestos golpistas estão sendo convocados pelos vencidos.