×

Lula diz que é crime “criar problema” para Zona Franca de Manaus; a crítica é uma alusão ao IPI reduzido em 25% por Bolsonaro

A prorrogação da ZFM, segundo enfatizou, é uma necessidade de garantir que os Estados sejam mais ou menos equânimes, ter as mesmas oportunidades. "Não é fazer favor para um Estado. É, na verdade, equilibrar economicamente os entes federados”, declarou o

Lula diz que é crime “criar problema” para Zona Franca de Manaus; a crítica é uma alusão ao IPI reduzido em 25% por Bolsonaro

A prorrogação da ZFM, segundo enfatizou, é uma necessidade de garantir que os Estados sejam mais ou menos equânimes, ter as mesmas oportunidades.

O ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a Zona Franca de Manaus nesta 3ª feira, 24, e disse que “é um crime tentar criar qualquer problema à existência ao modelo de desenvolvimento econômico da região. As informações são da rádio +Brasil News.

Conforme lembrou Lula, a Zona Franca de Manaus foi prorrogação, incialmente, por ele, por 10 anos e mais 50 anos pela ex-presidente Dilma Rousseff. Lula disse, ainda, que a prorrogação da ZFM nos governos do PT ocorreu por entenderem a necessidade de um centro gerador de emprego e desenvolvimento para o Estado.

A prorrogação da ZFM, segundo enfatizou, é uma necessidade de garantir que os Estados sejam mais ou menos equânimes, ter as mesmas oportunidades. “Não é fazer favor para um Estado. É, na verdade, equilibrar economicamente os entes federados”, declarou o ex-presidente.

Ao contrário do ex-presidente, entretanto, o presidente Jair Bolsonaro reduziu o IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) no país todo.

De acordo com o governo Bolsonaro, 76% dos produtos fabricados com esses benefícios em Manaus tiveram a competitividade preservada na redução do imposto.

O governo oferece descontos em impostos para as empresas que se instalarem em Manaus. Em 2022, devem ser R$ 45,6 bilhões em renúncias para a Zona Franca e áreas de livre comércio.