
Lula entrou de vez na “batalha dos bonés”. Na manhã desta terça-feira (4), ele apareceu em um vídeo usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”
O presidente Lula (PT) entrou de vez na “batalha dos bonés”. Na manhã desta terça-feira (4), ele apareceu em um vídeo usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”, exibindo apenas um sorriso, sem dizer uma palavra.
A publicação foi acompanhada de uma mensagem direta do petista: “Bom dia. O Brasil é dos Brasileiros”.
A escolha do slogan não foi por acaso. Criado pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, o lema busca fazer um contraponto ao boné vermelho “Make America Great Again”, usado por Donald Trump e adotado por bolsonaristas nos últimos meses.
Desde o último sábado, dia das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, o boné se tornou um novo símbolo de embate entre aliados de Lula e Jair Bolsonaro (PL).
Durante a votação no Congresso, ministros que se licenciaram de seus cargos para participar da eleição, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação), usaram o boné azul, assim como o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Parlamentares bolsonaristas “sentiram o golpe” do boné, para variar. Em resposta, deputados aliados do ex-capitão foram à sessão de abertura do ano legislativo na Câmara, na última segunda-feira (3), vestindo bonés verdes e amarelos com a frase “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026” estampada.
Alguns dias antes, no sábado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já havia “vestido a carapuça” e acusado Alexandre Padilha de promover um “boné anti-Trump”, embora a peça apenas exaltasse o orgulho patriótico brasileiro.
A escolha do boné azul busca reforçar a identidade política do governo, ao mesmo tempo em que se contrapõe a influências externas, como a simbologia adotada pelos bolsonaristas.