×

Lula vence Bolsonaro e todos adversários em 2026, diz nova pesquisa Datafolha

No agregado, os governadores Ratinho Junior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aparecem com menores intenções de voto, variando entre 2% e 5%. Mesmo sem oficializarem candidaturas, todos eles têm sido mencionados como potenciais

Lula vence Bolsonaro e todos adversários em 2026, diz nova pesquisa Datafolha

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência do eleitorado em todos os cenários avaliados para 2026. A constatação é de pesquisa Datafolha

Mesmo diante de incertezas sobre a oposição de Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência do eleitorado em todos os cenários avaliados para 2026. A constatação é de pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5), que incluiu até a hipótese de Bolsonaro recuperar seus direitos políticos antes da eleição.

Nos cruzamentos com diferentes nomes da direita, Lula se mantém à frente, variando pouco no patamar de votos independentemente do adversário. Quando o ex-presidente Bolsonaro entra na disputa, o petista atinge 36% das intenções de voto, contra 30% do antigo ocupante do Planalto, reforçando a atual vantagem do líder do PT.

Também foram analisados cenários sem Bolsonaro, mas com possíveis herdeiros políticos, entre eles a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em todos, Lula fica na liderança, superando inclusive Ciro Gomes (PDT), outro nome constante em disputas presidenciais.

Fonte: Pesquisa Datafolha realizada presencialmente com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios pelo Brasil nos dias 1 a 3.abr; a margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos

A pesquisa ouviu 3.054 brasileiros em 172 municípios, entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3), com margem de erro de dois pontos percentuais. Enquanto Lula ostenta posições majoritárias em diversos recortes sociodemográficos, sobretudo no Nordeste, a taxa de rejeição ao petista (42%) permanece ligeiramente abaixo da rejeição a Bolsonaro (44%).

O levantamento sugere que, faltando um ano e meio para a eleição, há pouco interesse do público no pleito, mas, ainda assim, deixa claro que Lula sai na frente — e com folga — contra nomes tanto do bolsonarismo quanto de outras forças políticas que possam surgir como alternativas.