O presidente Jair Bolsonaro discursou neste domingo para apoiadores no Rio de Janeiro. Com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ao lado, Bolsonaro reforçou suas críticas aos governadores que impuseram limitações de circulação para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus.
“O meu Exército brasileiro jamais irá às ruas para manter vocês dentro de casa”, discursou o presidente de cima de um carro de som, depois de participar de um passeio de moto com apoiadores pelas ruas do Rio de Janeiro.
A presença de Pazuello na manifestação é extremamente significativa.
O ex-ministro foi o principal alvo da CPI da Pandemia na semana passada, ao longo de dois dias de fortes questionamentos dos senadores da oposição. Um estudo conduzido por um grupo consultivo ligado ao governo do Reino Unido indicou que as vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca/Oxford são efetivas contra a nova variante indiana da covid-19 (B.1.617).
O artigo, no entanto, ainda não passou por revisão.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a pasta irá adotar novas medidas para conter a disseminação da variante indiana do coronavírus no Brasil.
O Executivo indiano argumenta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não vinculou a variante B.1.617 a nenhum país específico.
O Brasil acumula 449.068 mortes causadas pelo vírus, sendo 860 notificadas nas últimas 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 16 milhões de infectados desde o início da pandemia.