O empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, recebeu um péssimo presente de Natal. Ele poderá ter os direitos políticos cassados, se o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul acolher um parecer emitido no último dia 17 pelo Ministério Público Eleitoral.
O MP pede que Hang seja condenado por ter cometido ilícito eleitoral grave, com abuso de poder econômico, ao participar abertamente, e com ameaças, da campanha eleitoral na cidade de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, em 11 de novembro de 2020.
O órgão acolheu recurso a uma ação contra atos ilícitos na campanha, em nome de Orlando Desconsi, candidato do PT, segundo colocado na eleição à prefeitura.
Os advogados Marcelo Gayardi Ribeiro, Marcio Medeiros Felix e Christine Rondon Teixeira tiveram, em recurso, os argumentos de abuso de poder econômico ratificados pelo Ministério Público e aguardam agora a manifestação do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre.
A síntese do parecer, assinado pelos procuradores José Osmar Pumes e Fábio Nesi Venzon, é categórica e baseada em provas com as falas de Hang.
Esse é o resumo: o empresário vinculou o projeto de construção da sua loja na cidade à eleição do candidato a prefeito Anderson Mantei (PP), que acabou vencendo.
Leia matéria completa no (diariodocentrodomundo.com.br)