×

Prefeito de Cariacica (ES) ameaça cortar verba de escola de samba após menção ao MST

A Boa Vista desfilou na madrugada do dia 23, com um enredo em homenagem ao renomado fotógrafo Sebastião Salgado. No entanto, a oitava ala do desfile, intitulada “Terra”, foi o ponto central do repúdio do prefeito. O nome faz referência

Prefeito de Cariacica (ES) ameaça cortar verba de escola de samba após menção ao MST

Euclério afirmou que não compactua “com homenagens a movimentos criminosos” e disse que, ao ser apresentado ao enredo, não foi informado sobre a presença dessa ala no desfile. “Esse erro é inadmissível”

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), publicou uma nota de repúdio ao desfile da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória 2025. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (26), pelas redes sociais, e afirma que a prefeitura não fará mais repasses à agremiação. Com informações do G1.

A Boa Vista desfilou na madrugada do dia 23, com um enredo em homenagem ao renomado fotógrafo Sebastião Salgado. No entanto, a oitava ala do desfile, intitulada “Terra”, foi o ponto central do repúdio do prefeito. O nome faz referência ao livro “Terra”, de Salgado, publicado em 1997, que retrata a luta dos trabalhadores rurais sem-terra no Brasil.

Euclério afirmou que não compactua “com homenagens a movimentos criminosos” e disse que, ao ser apresentado ao enredo, não foi informado sobre a presença dessa ala no desfile. “Esse erro é inadmissível”, declarou.

Comunicado da Prefeitura de Cariacica. Foto: Divulgação

Para o historiador Marcus Vinícius Sant’Ana, a polêmica reflete o impacto do Carnaval e sua utilização política. “Ninguém é indiferente ao Carnaval. Políticos usam a festa como trampolim, seja de forma bem ou mal-intencionada”, afirmou.

Ele também ressaltou que a decisão de suspender repasses com base em opiniões pessoais é questionável. “Uma escola de samba não é manifestação partidária e tem autonomia sobre seu enredo”, completou.

A Independente de Boa Vista afirmou ter recebido com atenção a nota do prefeito e aproveitou para esclarecer seu posicionamento. “Nosso desfile teve como tema a vida e a obra de Sebastião Salgado, um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A ala ‘Terra’ faz referência a um de seus livros mais importantes, que documenta as lutas dos trabalhadores rurais, sem qualquer conotação partidária ou política”, disse a escola.