
A candidata a prefeita de Porto Alegre Manuela D’Ávila (PCdoB) repudiou a morte por espancamento de João Alberto Silveira Freitas, negro, no estacionamento do Carrefour, na capital gaúcha, na noite desta quinta-feira (19) – leia ao final a reportagem do 247 sobre o crime e assista aos vídeos chocantes – os seguranças levaram Beto para o estacionamento do Carrefour e o espancaram até a morte.
“O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista. Quantos Betos? Qual pessoa branca você viu ser vítima dessa violência?”, questionou a ex-deputada federal no Twitter.
“Estava no debate da Band e na saída soube do assassinato de um homem negro pela abordagem violenta dos seguranças do estacionamento do Carrefour. Sei q já há pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém eleita. Mas as imagens dizem muito”, afirmou.
De acordo com números divulgados pelo Atlas da Violência 2020 em agosto deste ano, assassinatos de negros aumentaram 11,5% em dez anos e os de não negros caíram 12,9% no mesmo período. O relatório apontou que, em 2018, os negros representaram 75,7% das vítimas de todos os homicídios.