
Bianco não integrou a comitiva que viajou com o presidente Bolsonaro aos EUA para a 76ª Assembleia da ONU, mas esteve presencialmente no Palácio do Planalto na quinta-feira (23/9)
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, testou positivo para Covid-19 nesta sexta-feira (24/9). Segundo a assessoria de imprensa do ministro, ele vai fazer novos exames e ficar em isolamento.
Bianco não integrou a comitiva que viajou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos Estados Unidos (EUA) para a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mas esteve presencialmente no Palácio do Planalto na quinta-feira (23/9), onde participou da cerimônia de recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras.
Em imagens divulgadas pelo Flick do Planalto, Bianco aparece de máscara cumprimentando Aras (veja na galeria). Também participou do evento o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e outros convidados. Cumprindo isolamento no Palácio da Alvorada, o presidente Bolsonaro participou da solenidade por videoconferência.
O Metrópoles questionou as assessorias de Nogueira e Aras sobre a realização de testes e aguarda resposta. Eles não possuem compromissos oficiais nesta sexta-feira.
Já foram identificados três casos de infecção pela Covid-19 na comitiva presidencial que viajou aos EUA: um diplomata que preparou a viagem brasileira à ONU, cujo nome não foi identificado; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
O secretário de Comunicação da Presidência, André Costa, disse na quarta-feira (22/9) que o presidente Bolsonaro e os demais integrantes da comitiva devem se submeter a testes para detectar se foram infectados pela Covid-19 no fim de semana.
Entre os ministros de Estado atualmente no cargo, Bianco é o 13º caso de contaminação. Também nesta sexta, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), anunciou ter sido diagnosticada com a Covid-19. Ela não foi aos EUA, mas esteve na Europa na semana passada para reunião da Agricultura dos países do G20. Outros quatro ministros que já deixaram o governo também receberam diagnóstico positivo (veja abaixo).
Ministros que tiveram Covid-19
Marcelo Queiroga (Saúde)
Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência)
Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)
Bento Albuquerque (Minas e Energia)
Milton Ribeiro (Educação)
Onyx Lorenzoni (Cidadania)
Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações)
Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)
Braga Netto (Defesa)
Fábio Faria (Comunicações)
Tereza Cristina (Agricultura)
Tarcísio de Freitas (Infraestrutura)
Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União)
Ex-ministros que tiveram Covid-19 no cargo:
André Luiz Mendonça (Justiça e AGU)
Jorge Oliveira (Secretaria-Geral)
Marcelo Álvaro Antônio (Turismo)
Eduardo Pazuello (Saúde)