O Ministério da Saúde informou que nesta semana será definido o calendário de vacinação contra a dengue.
No Amazonas, ao menos 11 municípios, como Manaus, Autazes e Iranduba (ver relação abaixo), deverão fazer parte do calendário, embora a ideia é priorizar os estado que já decretaram emergência.
Anteriormente, o governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começaria neste mês nos municípios selecionados.
Até a tarde da última segunda-feira (5), o Brasil tinha 345.235 casos prováveis de dengue, com 36 mortes em decorrência da doença já confirmadas e 234 óbitos em investigação.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ideia é trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento.
Junto com a aplicação da vacina, o Ministério da Saúde fará pesquisas em alguns locais para acompanhar a efetividade da imunização.
Além do Distrito Federal, ao menos três estados decretaram situação de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue: Acre, Minas Gerais e Goiás. Os decretos também citam outras doenças cujo vetor é o mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya.
Além dos estados, as cidades do Rio de Janeiro e de Oiapoque (AP) também decretaram situação de emergência.
Veja os municípios que receberão a vacina contra dengue