×

Mulher dá a luz no banheiro de hospital da rede pública

A mulher entrou em trabalho de parto e, sem conseguir atendimento na unidade de saúde, o bebê nasceu no banheiro do HRSam

Mulher dá a luz no banheiro de hospital da rede pública

Por meio de nota, a direção do HRSam informou que “não houve tempo hábil de internação pré-natal”. A Secretaria de Saúde lamentou o ocorrido.

Uma mulher de 37 anos que estava gestante de 36 semanas deu à luz, nessa segunda-feira (29/11), em um banheiro do Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

A mãe entrou em trabalho de parto na manhã de segunda e, sem conseguir atendimento na unidade de saúde, o bebê nasceu no banheiro do hospital. Mãe e filho passam bem e seguem internados recebendo cuidados.

O caso foi registrado na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) e está em apuração.

O que diz a Secretaria de Saúde

Por meio de nota, a direção do HRSam informou que “não houve tempo hábil de internação pré-natal”. A Secretaria de Saúde lamentou o ocorrido.

Veja a íntegra da nota abaixo:

“A direção do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) esclarece que, na manhã desta segunda-feira (29), recebeu a paciente V.M.J, gestante de 36 semanas, queixando-se de dores abdominais e contrações. Imediatamente a paciente foi acolhida, recepcionada pela equipe multiprofissional do hospital, classificada e informada de que – em função da escala de plantão – os dois médicos que estavam na unidade no momento estavam em procedimento. Assim, ela teria que aguardar.

Ao ser informado desta situação, o companheiro da paciente, que a acompanhava no momento, se exaltou contra a equipe da unidade, momento em que a bolsa da referida paciente estourou. Pelos protocolos hospitalares, uma gestante que chegue a esta condição deve ser internada imediatamente, para que o parto seja realizado. Contudo, não houve tempo hábil para internação pré-natal, visto que enquanto a técnica em enfermagem do HRSam foi chamar o médico e a paciente estava vestindo um avental cirúrgico para ser internada , a criança começou a nascer.

O bebê foi aparado pela própria técnica de enfermagem, que finalizou o parto e conferiu os sinais vitais da criança, e ambos foram internados no HRSam, onde permanecem recebendo toda atenção e cuidado.

Na manhã desta terça-feira (30), o Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, que lamenta o ocorrido, esteve na maternidade do Hospital Regional de Samambaia para verificar as condições da mãe e do bebê, que estão bem.

O HRSam realiza cerca de 400 partos por mês e atende várias cidades do Distrito Federal e Entorno.