
Vídeo mostra a secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, participando de uma reunião virtual com o superintendente nacional da Hapvida, o médico Anderson Nascimento, além de representantes da Unimed e de Fortaleza e de conselhos de Medicina. Na ocasião, ela defendeu o uso do chamado “Kit Covid”.
Em meio ao avanço das investigações da CPI da Covid, um vídeo gravado em julho do ano passado aponta que as empresas investigadas pelo colegiado, como a Hapvida, atuaram de forma alinhada ao governo Jair Bolsonaro na prescrição de remédios sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19.
De acordo com o jornal O Globo, o Vídeo mostra a secretária de Gestão e Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, participando de uma reunião virtual com o superintendente nacional da Hapvida, o médico Anderson Nascimento, além de representantes da Unimed e de Fortaleza e de conselhos de Medicina. Na ocasião, ela defendeu o uso do chamado “Kit Covid”.
No vídeo, gravado após a Organização Mundial da Saúde (OMS) já determinado a suspensão de dois estudos sobre a hidroxicloroquina – droga utilizada no Kit Covid – , o diretor da Hapvida disse possuir estudos baseados em “impressão clínica” da própria operadora de saúde demonstrando que os pacientes que haviam sido submetidos ao medicamento tinham 60% menos chances de internação. “Depois da tomada de decisão e do desenho do protocolo, decidimos de uma forma pioneira distribuir kit Covid. Chegamos a distribuir mais de 25 mil”, diz Nascimento no vídeo.
Ao ouvir o relato do médico, Mayra comentou estar animada pelo “exemplo” da Hapvida . “Aqueles que se negam a disponibilizar às pessoas um medicamento distribuído pelo Ministério da Saúde serão em breve cobrados pelo não exercício de cidadania, por improbidade e omissão de socorro” afirmou ela na ocasião.
A reportagem destaca, ainda, que a médica Nise Yamaguchi, apontada pela CPI como integrante do “gabinete paralelo “ da saúde do governo Jair Bolsonaro, elaborou uma série de slides defendendo o uso do Kit Covid que foi utilizado pela HapVida para difundir o tratamento precoce. Recentemente, porém, a operadora divulgou uma nota afirmando que não prescreve mais os remédios sem eficácia comprovada contra a doença.