×

Lula diz que destituição de Castillo é constitucional e reconhece Boluarte

O futuro presidente do Brasil disse que o Peru e a América do Sul precisam de "diálogo, tolerância e convivência democrática", para "resolver os verdadeiros problemas"

Lula diz que destituição de Castillo é constitucional e reconhece Boluarte

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a situação do Peru e desejou "êxito" para o governo de Dina Boluarte

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a situação do Peru e desejou “êxito” para o governo de Dina Boluarte, que assumiu a presidência após a aprovação do impeachment de Pedro Castillo por “incapacidade moral”. Para o petista, a destituição de Castillo seguiu “marco constitucional”.

“Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional”, disse Lula.

Hoje, mais cedo, o então presidente peruano anunciou que iria dissolver o Congresso Nacional instituir um “governo de emergência excepcional”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Castillo acusa o Congresso de impedi-lo de governar.

O futuro presidente do Brasil disse que o Peru e a América do Sul precisam de “diálogo, tolerância e convivência democrática”, para “resolver os verdadeiros problemas”. Lula também desejou que Boluarte tenha sucesso para “reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social”.

Matéria completa no (uol.com.br)