*Por Francisco Praciano – O projeto Jaraqui é um movimento, uma entidade cujos membros sao cidadãos éticos, com formação e consciência política e coletiva que se reúnem regularmente na Praça da Polícia para discutir temas de interesse coletivo, fazer,
gritar e traduzir reivindicações de interesse do povo. É uma entidade de pessoas que querem um mundo mais feliz. Acho que o Projeto Jaraqui, fazendo jus ao nome e à sede(praça) pode ser popularizado, ou melhor, pode estar mais junto da comunidade. Não pode ser um fim em si mesmo. Deve colaborar na construção da consciência política e crítica do povo. E como precisamos!!
E pra isso precisa ser mais ampla e estar junto do povo.
Faço algumas sugestões:
– Alternar as reuniões. Ora na Praça atual(sede), ora em outras praças, inclusive e principalmente na periferia. Como a Zona Leste precisa disso!!
-Onde tiver aglomeração, o Jaraqui pode se fazer presente. Estará onde o povo estiver.(Feiras, terminais de Ônibus, praças)
-O Jaraqui , assim, será também itinerante.
Tem que ter a “Kombi Jaraqui “, Ou seja, um carro palanque.
– O Jaraqui terá nos seus eventos: Musica, Teatro, Leituras de livros e poesias, discussões políticas, meio ambiente, presença de intelectuais, acadêmicos e especialistas em temas de cidadania.
Estou sugerindo o que já fiz.
Quando Deputado Federal, fiz uma emenda que foi liberada no governo Dilma e executada pela Afinsophia coordenada pelo Professor Marcos José. Com essa emenda uma equipe de teatro da Afinsophia passou um ano inteiro nas praças, salões paroquiais, Associações de bairros, Escolas, onde o povo quisesse , fazendo teatro com temas de cidadania. Teatro com Política.
Fiz também outra experiência exitosa que ate hoje funciona. E por conta disso , saí de 3000 votos para 5000, 14.000, 126.000, 166.000 e 560.000. Fizemos Praciano e Zé Ricardo os dois últimos mais votados Deputados Federais de Manaus e do Amazonas, ajudamos o Waldemir José a fazer o seu mandato de Vereador e promovemos quase diariamente formação política.
Muitas coisas para o povo podem ser feitas através do Jaraqui. Exemplo:
-criação de um grupo Jaraqui no Zap, Face, nas plataformas da internet. Em síntese, colocar o Jaraqui na
Internet.
-Promover requerimentos, abaixo assinado e até propor Projeto de Lei, indicação parlamentar…como se fosse um parlamentar.
Eu criei lei que permite Entidades ter iniciativa de lei na CMM. O Zé Ricardo fez igualmente na ALE e Erundina, na Câmara Federal.
Gente, há leis criadas pela Erundina, Praciano e Zé Ricardo que permite Entidades como o Jaraqui fazer e propor leis. Propostas assinadas somente pelos representantes da entidade.
Estou disponível para discutir essas propostas.
Assim o Jaraqui colaboraria bastante com a DEMOCRACIA DIRETA e transformaria Manaus numa grande ágora.
JARAQUI – A ÁGORA
Francisco Praciano – PT/AM