×

Negros representam 78% das pessoas mortas por armas de fogo no Brasil

O estudo “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”, do Instituto Sou da Paz, mostra que dos 30 mil assassinatos por agressão armada em 2019, 78% foram contra pessoas negras.

Negros representam 78% das pessoas mortas por armas de fogo no Brasil

A cor da pele evidencia o risco e aumenta a proporcionalidade de letalidade.

As mortes provocadas por armas de fogo aumentaram gradativamente no Brasil desde os anos 1990, sendo responsável por 70% dos homicídios nos anos 2000. A cor da pele evidencia o risco e aumenta a proporcionalidade de letalidade.

população negra é a maior do país, representando 56% dos 212 milhões de habitantes, mas também é a mais vitimada. O estudo “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”, do Instituto Sou da Paz, mostra que dos 30 mil assassinatos por agressão armada em 2019, 78% foram contra pessoas negras.

O levantamento realizado com base em dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, ainda revela que os homens negros são os maiores atingidos, representando 75% do total, contra 19% de homens não negros. As mulheres negras representam 4% e as mulheres não negras 2%.

Leia matéria completa na CNN Brasil