Apenas um candidatos no Amazonas venceria as eleições de outubro do próximo ano, segundo dados estatísticos do instituto de pesquisa Action Pesquisa de Mercado, coletados entre dos dias 08 e 13 deste mês, com uma amostra de 998 eleitores: Amazonino Mendes com larga folga sobre Eduardo Braga. Os demais, Bolsonaro, Lula, Arthur Neto e coronel Menezes, disputam voto a voto a preferência do eleitor no Amazonas.
De acordo com a pesquisa divulgada neste sábado, 20, em todos os cenários Amazonino Mendes venceria seus oponentes. O governador Wilson Lima sequer chegaria ao segundo turno.
São esses os números da Action:
Na pesquisa estimulada Amazonino dispara com 33,5% das intenções cota 13,8% obtidos por Eduardo Braga e 9,0% por Wilson Lima.
Em um cenário de segundo turno Amazonino venceria as eleições com 48,7% dos votos válidos contra 22,8% conferidos a Eduardo Braga.
O atual governador do Amazonas dispara no item rejeição com 56,9%, Eduardo Braga 31,5%. Amazonino aparece com 14,6% de rejeição.
Na mesma pesquisa, os eleitores entrevistados foram perguntados em quais candidatos votariam para presidente da República. Bolsonaro foi o mais cotado com 37,5%; Lula aparece com 36,3% e Sérgio Moro, 6,4%.
Num cenário de segundo turno, Bolsonaro venceria com 42,9%, contra apenas 42,1% Lula.
Para o Senado da República, os números não são diferentes comparados com os de Lula e de Bolsonaro.
Coronel Menezes é o melhor pontuado com 18,2; Arthur Neto 18,0%, Omar Aziz 13% e José Ricardo 12%.
Veja pesquisa na íntegra