×

Antes da posse, Gabriel Boric reúne com líderes latino-americanos

Novo presidente chileno, que será empossado nesta sexta-feira, disse que objetivo das reuniões era “manter relações diplomáticas fluidas” entre os líderes de vários países

Antes da posse, Gabriel Boric reúne com líderes latino-americanos

Além desses líderes, Boric também se reuniu com a presidente honorária do Conselho Consultivo de Memória Histórica do México, Beatriz Gutierrez

Um dia antes da posse na Presidência do Chile, Gabriel Boric se reuniu com vários líderes para “consolidar uma visão global e colaborativa” e “manter relações diplomáticas”, como explicou em sua conta no Twitter.

Os presidentes da República Dominicana, Luis Abinader; Peru, Pedro Castillo; Equador, Guillermo Lasso; e Paraguai, Mario Abdo, bem como os vice-presidentes do Brasil, Hamilton Mourão, e Honduras, Salvador Nasralla Salum, foram alguns dos líderes políticos que se reuniram com Boric um dia antes de sua posse como presidente do Chile.

“Consolidar uma visão global e colaborativa é essencial para sustentar relações diplomáticas fluidas. Hoje nos reunimos com representantes de diferentes nações para avançar nesse caminho. Obrigado a todas as autoridades por nos acompanharem antes de assumir a presidência”, escreveu Boric em um tweet.

O presidente peruano, Pedro Castillo, disse também pelo Twitter: “Caro Gabriel Boric, que esta nova etapa no Chile consolide os esforços de integração que devem prevalecer entre nossos povos irmãos. A população espera grandes reformas sociais aliadas a investimentos sustentáveis. Vamos tornar o desenvolvimento da grande pátria uma realidade.”

Da mesma forma, o presidente equatoriano Lasso desejou a Boric sucesso em sua gestão como presidente do país andino e acrescentou que “valoriza muito” a relação entre Equador e Chile. “Que o vínculo que une nossos países continue sendo fortalecido por meio da cooperação e do trabalho conjunto”, concluiu.

Por sua vez, o dominicano Abinader também expressou através do Twitter seus “melhores votos” para a gestão de Boric e destacou “o compromisso de promover conjuntamente o bem dos povos, fortalecer as relações e a cooperação entre os dois países”.

Além desses líderes, Boric também se reuniu com a presidente honorária do Conselho Consultivo de Memória Histórica do México, Beatriz Gutierrez; o Primeiro Ministro de Curaçao, Gilmar Pisas; o Vice-Ministro da Irlanda, Leo Varadkar; o Ministro de Estado das Relações Exteriores do Japão, Kiyoshi Odawara; a Ministra do Turismo e Arqueologia da Palestina, Rula Maayah; o primeiro-ministro da Guiana, Mark Phillips; o rei da Espanha, Felipe VI; o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry e a representante do governo dos Estados Unidos, Isabella Casillas.

Representantes de outros países como Argentina, Colômbia, Uruguai, entre outros, também estarão presentes na cerimônia de posse.