O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Buenos Aires, na Argentina, neste domingo (22/1). O avião que transportou Lula e sua comitiva decolou da Base Aérea de Brasília às 18h e pousou na capital argentina por volta de 21h14, pelo Aeroparque Jorge Newbery.
O presidente desceu da aeronave ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e foi recebido com honras militares e um tapete vermelho. Lula foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero.
Esta é a primeira viagem internacional do mandatário de seu terceiro governo. No cronograma, o petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão.
O primeiro ponto de desembarque de Lula é Buenos Aires. Ele descasará neste domingo e abrirá a agenda de compromissos oficiais a partir de segunda-feira (23/1), quando fará uma visita oficial ao presidente da Argentina, Alberto Fernández.
Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).