Na tarde desta quarta-feira (25), após um encontro com o presidente Uruguai, Luis Lacalle Pou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia de outorga da medalha “Más Verde”, em Montevidéu. O petista foi condecorado com a medalha pelos esforços na luta ambiental.
Antes da cerimônia, em sua agenda oficial, o presidente se encontrou com Lacalle Pou para uma reunião bilateral. Os chefes de Estado conversaram publicamente sobre o mercado internacional e alianças com outros países. O petista ainda comentou de suas expectativas da relação com Uruguai.
A cerimônia, que começou aproximadamente às 16h10, no horário de Brasília, mostrou o presidente ao lado de outras autoridades locais e da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a socióloga Janja, em uma sala de reuniões. O fotógrafo Ricardo Stuckert também estava presente.
A prefeita de Montevidéu, a ex-senadora Carolina Cosse, entregou ao petista uma camiseta e a medalha pela defesa do meio ambiente. Durante a cerimônia, Lula aproveitou para discursar e agradecer a premiação. O petista é a primeira pessoa a receber a premiação.
Antes de encerrar a cerimônia, as personalidades presentes foram até um palanque público externo em que o presidente brasileiro discursou. Os líderes foram ovacionados pelas pessoas que estavam esperando-os em frente ao prédio da prefeitura.
Ainda hoje, no final da tarde, Lula deverá se encontrar com o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, na chácara do ex-presidente, que fica na zona rural de Montevidéu, e retornar ao Brasil.