Ministério de Minas e Energia (MME) informou hoje (7) que o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), após terem sido concluídos os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá durante a madrugada. Com isso, segundo nota divulgada pela pasta, o retorno do fornecimento de energia será gradativo, “prezando pela segurança e confiabilidade do atendimento de energia elétrica aos consumidores”.
Segundo o governo do estado, no decorrer da manhã, a situação começou a se normalizar nas principais cidades do estado. Em Macapá, a maioria dos bairros já estava recebendo energia, bem como no segundo maior município, que é Santana. Os municípios localizados nos extremos do estado (Oiapoque e Laranjal) também começaram a receber energia. O governo estuda a possibilidade de adotar racionamento, com reativação e desligamento de energia a cada seis horas em todo o estado, até a normalização do fornecimento.
Por volta das 9h30, o ministro Bento Albuquerque iniciou reunião com agentes do setor elétrico visando ao restabelecimento da energia. “A eletricidade já começa a chegar na casa dos amapaenses”, informou o ministério.