Três presos de alta periculosidade fugiram da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na madrugada deste domingo. Entre eles está Jean Carlos do Nascimento dos Santos, o Jean do Dezoito, chefe do tráfico do Morro do Dezoito, na Água Santa, Zona Norte do Rio.
Jean Carlos teria fugido para fortalecer seu bando, porque a favela que comanda sofreu uma investida do bando rival nos últimos dias, nas disputas territoriais que estão ocorrendo nas últimas duas semanas no Rio. Jean foi apontado pela polícia como o bandido que invadiu o fórum de Bangu, em 2013, para resgatar um preso.
Três anos após a invasão ao fórum de Bangu, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) concluiu a investigação de outro crime audacioso coordenado por Jean Carlos. Ele foi indiciado pelo homicídio de seu advogado, Roberto Viegas Rodrigues, após ele não conseguir livrá-lo das penas por outros delitos, e por ocultação de cadáver. O advogado estava desaparecido desde o dia 22 de dezembro de 2015.
De acordo com sua ficha criminal, ele é considerado de “altíssima” periculosidade.