Um pai de santo de Seropédica, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, está sendo acusado de abuso sexual contra um adolescente de 16 anos. De acordo com a mãe do jovem, o incidente ocorreu no dia 23 de abril, durante as comemorações de São Jorge. Na ocasião, ela e o filho estavam no terreiro do acusado, José Antônio Soares Penedo, onde são frequentadores.
A mulher relata que, após uma festa no terreiro, o pai de santo pediu que o jovem passasse a noite no local. Durante a madrugada, o rapaz acordou e encontrou o líder religioso tocando suas partes íntimas. Quando pediu para que ele parasse, o pai de santo perguntou se ele não queria ter relações sexuais. Após a negativa, José Antônio voltou para a cama e dormiu. Foi aí que a vítima conseguiu destrancar a porta e pediu ajuda.
A investigação, conduzida pela 48ª DP (Seropédica), resultou na prisão de José Antônio Soares Penedo. Na última terça-feira (18), durante uma busca inicial no terreiro, o acusado conseguiu fugir. Entretanto, em uma operação conjunta com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Ssinte) e agentes da 50ª DP (Itaguaí), foi encontrado na comunidade do Carvão, em Itaguaí, e não resistiu à prisão e foi encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).