
O livro “O que é isso, companheiro?” livro aborda a experiência de Gabeira na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, sua prisão e exílio na Europa, durante os anos 1970.
O historiador Jones Manoel usou suas redes sociais para ironizar as declarações do jornalista, escritor e comentarista político da GloboNews, Fernando Gabeira. Em artigo publicado em O Globo, na segunda-feira (21), Gabeira reconheceu que subestimou o mal que Jair Bolsonaro poderia causar ao país.
“O cara fala que quilombola se pesa por arroba, polícia atirar para matar, excludente de ilicitude, apoia tortura, milícia, grupo de extermínio. E depois disso tudo, dizem apenas um ‘me enganei’? (para ficar só no exemplo do racismo). O que é isso, companheiro?”, postou o historiador, em referência ao conhecido livro de autoria de Gabeira.
“O que é isso, companheiro?” foi escrito em 1979, depois do retorno do exílio do escritor e jornalista. O livro aborda a experiência de Gabeira na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, sua prisão e exílio na Europa, durante os anos 1970.