×

Furacão Milton avança em direção à Flórida, nos EUA

A tempestade está a 722 km a sudoeste de Tampa, na Flórida, com ventos sustentados de 265 km/h e está se movendo de leste a nordeste a 14 km/h, de acordo com a atualização do NHC às 18h horário do

Furacão Milton avança em direção à Flórida, nos EUA

A tempestade está a 722 km a sudoeste de Tampa, na Flórida, com ventos sustentados de 265 km/h e está se movendo de leste a nordeste a 14 km/h, de acordo com a atualização do NHC às 18h horário do leste.

O furacão Milton está avançando em direção à Flórida, onde pode ser uma das tempestades mais destrutivas já registradas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).

A tempestade nesta terça-feira (9) se fortaleceu novamente para um furacão de categoria 5, mas a previsão é que enfraqueça para a categoria 3 antes de tocar o solo na Costa Central do Golfo da Flórida na quarta-feira (9).

As autoridades estão alertando os moradores da Flórida para prestarem atenção aos avisos e permanecerem vigilantes.

Milton se tornou um furacão de categoria 5 pela primeira vez na segunda-feira às 12h e manteve a força da categoria 5 até às 3h desta terça-feira. A tormenta tornou-se novamente um furacão de categoria 5 nesta terça-feira à tarde, de acordo com a última atualização do NHC.

Os caçadores de furacões da Reserva da Força Aérea descobriram que a pressão de Milton está caindo e os ventos estão aumentando. No satélite, o olho do furação clareou significativamente — uma marca de uma tempestade muito poderosa.

Espera-se que a força da tempestade varie nas próximas 36 horas, e ela enfraquecerá um pouco, mas dobrará de tamanho, o que significa que seus impactos serão sentidos em uma área muito maior.

Ameaças de tempestade, localização e tempo
A tempestade está a 722 km a sudoeste de Tampa, na Flórida, com ventos sustentados de 265 km/h e está se movendo de leste a nordeste a 14 km/h, de acordo com a atualização do NHC às 18h horário do leste.

O tempo de chegada da tempestade diminuiu um pouco em um aviso anterior do NHC e agora é esperado para muito tarde na noite desta quarta-feira (9) até muito cedo na quinta-feira (10).

Quando Milton tocar o solo, seus ventos com força de tempestade tropical se estenderão cerca de 370 km para fora de seu centro. Isso é longe o suficiente para cobrir toda a largura da Península do estado.

Os meteorologistas estão alertando as pessoas para não baixarem a guarda e se prepararem para mudanças críticas de último segundo na trajetória da tempestade.

Entre 2 e 12 polegadas de chuva, ventos fortes e tempestades são previstos em áreas como Tampa, Sarasota, Fort Myers e Orlando. As faixas externas do furação Milton podem começar a impactar a Península da Flórida e as Keys com tornados e trombas d’água incorporados já na noite desta terça-feira (9).

Leia matéria completa na  | CNN Brasil