
Na verdade, o vídeo mostra a bandeira da paz – e não a LGBT. A versão que aparece na gravação é a do movimento pacifista italiano, que usa a palavra "PACE" (paz, em italiano) estampada no centro.
Circulam nas redes sociais posts com um vídeo de papa Leão XIV que alegam que ele ignorou a bandeira do movimento LGBT ao cumprimentar fiéis. É #FAKE.
Como são as publicações falsas?
Elas usam um vídeo gravado logo após o papa Leão XIV sair do seu primeiro encontro com jornalistas, nesta segunda-feira (12). No trecho, o pontífice passa por um corredor de pessoas. Em determinado momento, ele se vira para a direita e cumprimenta um grupo de fiéis. Em seguida, aparece, à esquerda do quadro, uma bandeira com listras.
- Um post publicado na própria segunda no X, que teve mais de 950 mil visualizações, compartilhou o vídeo e disse: “?VEJA: Papa Leão XIV ignora bandeira LGBT ao saudar fiéis no Vaticano; pontífice já fez duras críticas à comunidade”
- Outra legenda afirmou: “Imagem do Papa Leão XIV ‘desviando’ de uma bandeira LGBT durante encontro com jornalistas viralizou nas redes sociais”.
Por que é falso?
Na verdade, o vídeo mostra a bandeira da paz – e não a LGBT. A versão que aparece na gravação é a do movimento pacifista italiano, que usa a palavra “PACE” (paz, em italiano) estampada no centro. A peça é parecida com a bandeira LGBT, porque tem seis cores em comum, mas elas aparecem dispostas em ordem diferente.
- O vídeo usado nas publicações mentirosas é um trecho de uma transmissão ao vivo da reunião com jornalistas nesta segunda. Nele, é possível identificar as sete cores da bandeira da paz: roxo, azul, azul claro, verde, amarelo, laranja e vermelho. Já a bandeira LGBT não tem a listra em azul claro, e as cores estão em outra ordem (veja abaixo).
- O Fato ou Fake encontrou um vídeo no TikTok que mostra outro ângulo do registro viral – nele, é possível ver nitidamente o termo “PACE”.