
Em Manaus, relatos revelam que alguns prédios foram evacuados pelos próprios moradores. Vídeos enviados ao g1 e à Rede Amazônica registram o momento em que objetos dentro de imóveis, como lustres, balançam durante o abalo.
Os terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 que atingiram a costa da Venezuela nesta quarta (24) também foram sentidos em diversos locais da região Norte do Brasil. Tremores foram relatados em cidades do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Em alguns locais, moradores precisaram deixar prédios por precaução.
Na Venezuela, prédios desabaram em Caracas, a 168 km do epicentro, a cidade Montalbán. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a uma profundidade de 13 km.
Em Manaus, relatos revelam que alguns prédios foram evacuados pelos próprios moradores. Vídeos enviados ao g1 e à Rede Amazônica registram o momento em que objetos dentro de imóveis, como lustres, balançam durante o abalo. Outros registros mostram pessoas deixando suas casas.
Em um dos vídeos, uma moradora de um prédio aparece na área externa do condomínio junto com outros moradores, que saíram dos apartamentos para verificar a situação. Nas imagens, ela relata o movimento no local.
“Olha aí, a galera está toda aqui fora. Estamos checando agora os apartamentos e está todo mundo aqui fora”, disse.
Um morador do Condomínio Singolare, localizado na Avenida Mário Ypiranga, na Zona Centro-Sul de Manaus, relatou que o tremor foi sentido por volta das 18h, logo após o início da partida entre Brasil e Escócia.
“Moro aqui no Singolare e, cerca de dois minutos após o gol do Brasil, percebemos que toda a Torre Soler estava tremendo. Ao acessar os grupos de moradores de outras torres, vimos que outras pessoas também haviam sentido o tremor. A minha esposa veio do quarto correndo perguntando o que estava acontecendo, porque estava tremendo tudo lá onde ela estava. Então nós imediatamente descemos e comunicamos os vizinhos”, disse.
Em Belém, moradores de diferentes bairros sentiram tremores. Por meio das redes sociais, o prefeito, Igor Normando (PSDB), informou que a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Defesa Civil Estadual, acompanha a situação.
“Por precaução, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram evacuados para avaliação das equipes técnicas. A orientação é manter a calma e seguir as recomendações dos órgãos responsáveis”, declarou.
O prefeito acrescentou que a gestão segue monitorando a situação e adotando medidas para garantir a segurança da população.
No bairro Batista Campos, o professor universitário Luiz Cláudio Fernandes contou que moradores de andares mais altos do seu prédio perceberam o fenômeno com mais intensidade.
“Muita gente sentiu, principalmente os dos andares mais altos, como o 33. Eu estava na academia do prédio, mas não senti, porque é embaixo. Mas a galera do alto, todo mundo sentiu. Todo mundo desceu correndo. Algumas famílias foram para casas de parentes”, afirmou.
De acordo com o síndico do prédio, após a análise por equipes do Corpo de Bombeiros, o local foi liberado para os moradores.
“O prédio está liberado para acesso normal aos apartamentos. Não teve nenhum abalo aparente, de acordo com a análise feita. Eles autorizaram todo mundo a voltar aos seus apartamentos. Foi essa a orientação do tenente dos bombeiros”, informou o síndico do prédio.





