×

Prefeito do Rio dá casaco da Seleção a Lula: “Aqui você tem aliado”

Cavaliere, que também vestia um casaco da Seleção, mas na cor azul, reforçou publicamente sua aliança com Lula. “Aqui você tem um prefeito aliado, que defende e que fica orgulhoso quando vê o senhor defendendo o Brasil, a soberania”, afirmou.

Prefeito do Rio dá casaco da Seleção a Lula: “Aqui você tem aliado”

O prefeito disse ainda que Lula tem no Rio “um prefeito democrata, que ama o Rio de Janeiro e ama o Brasil”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou um casaco amarelo da Seleção Brasileira do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere (PSD), nesta segunda-feira (22), durante agenda oficial na capital fluminense. O gesto ocorreu em meio à tentativa do governo de recuperar o uso político das cores verde e amarela durante a Copa do Mundo.

Cavaliere, que também vestia um casaco da Seleção, mas na cor azul, reforçou publicamente sua aliança com Lula. “Aqui você tem um prefeito aliado, que defende e que fica orgulhoso quando vê o senhor defendendo o Brasil, a soberania”, afirmou.

O prefeito disse ainda que Lula tem no Rio “um prefeito democrata, que ama o Rio de Janeiro e ama o Brasil”. Em seguida, entregou o casaco ao presidente para que ele acompanhe os próximos jogos da Seleção. A primeira-dama Janja Lula da Silva ajudou Lula a vestir a peça.

A cena dialoga com uma orientação que Lula tem dado a ministros e aliados durante a Copa. O presidente defende que a camisa da Seleção e as cores nacionais deixem de ser associadas exclusivamente ao bolsonarismo e voltem a circular entre diferentes campos políticos.

A entrega do casaco ocorreu durante cerimônia de anúncio de R$ 702,9 milhões em recursos federais para urbanização de favelas no Rio de Janeiro. O pacote inclui obras e investimentos voltados a comunidades como Maré, Complexo do Alemão e Rocinha.

Também foi anunciado o início das obras do PAC Jardim Maravilha, em Guaratiba. As iniciativas integram o Novo PAC Periferia Viva, Urbanização de Favelas e o FGTS, Programa Pró-Moradia/Periferia Viva.

Segundo o governo federal, os investimentos têm como objetivo ampliar o acesso à infraestrutura urbana, promover inclusão social e melhorar as condições de vida nas periferias. Politicamente, o ato também serviu para reforçar a aproximação entre Lula e a gestão municipal do Rio em torno de uma agenda social e simbólica.