Neste domingo (12), o longa brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ foi premiado como Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos. O júri destacou a obra dirigida por Walter Salles por sua abordagem íntima e impactante sobre os horrores de uma ditadura.
Na justificativa do prêmio, o júri elogiou a sensibilidade do diretor ao retratar um período crítico da história:
“Para ‘Ainda Estou Aqui’, por transmitir o horror de uma ditadura sob a perspectiva íntima de uma mãe defendendo não apenas sua família de cinco filhos, mas sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, Walter Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes.”
O prêmio de Melhor Atriz em Filme Internacional foi para Zoe Saldaña, pelo filme “Emilia Perez”. Já o italiano “Vermiglio” venceu na categoria de Melhor Roteiro Internacional, reafirmando seu sucesso após ganhar o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza no ano passado.
No Globo de Ouro, que consagrou Fernanda Torres como Melhor Atriz, Saldaña também brilhou, conquistando o prêmio de Atriz Coadjuvante.