×

 Lábrea assumiu o primeiro lugar das cidades com maior área desmatada no Brasil

Ainda de acordo com o relatório, pouca gente - apenas 47 mil pessoas habitam o município - e quase nenhuma fiscalização faz de Lábrea um motor do desmatamento no Amazonas.

 Lábrea assumiu o primeiro lugar das cidades com maior área desmatada no Brasil

No ano passado, a cada segundo, 21 árvores eram cortadas na Amazônia.

O Relatório Anual de Desmatamento (RAD) do MapBiomas lançado nesta segunda-feira, 12, mostram que o município de Lábrea assumiu o primeiro lugar do ranking de cidades com maior área desmatada no Brasil.

Segundo dados do relatório, divulgado nesta terça-feira, 13, pelo O Globlo, Lábrea assumiu o primeiro lugar do ranking de cidades com maior área desmatada no Brasil, superando pela primeira vez o município de Altamira (PA).

Ainda de acordo com o relatório, pouca gente – apenas 47 mil pessoas habitam o município – e quase nenhuma fiscalização faz de Lábrea um motor do desmatamento no Amazonas.

O relatório aponta, também, que desde a primeira edição do trabalho, iniciado em 2019, nunca se constatou tamanho desmatamento. No total foram derrubados dois milhões de área de floresta em 2022, 22,3% a mais do que em 2021.

No ano passado, a cada segundo, 21 árvores eram cortadas na Amazônia.

Em toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que afrouxou a fiscalização ambiental, uma área de 6,6 milhões de hectares foi desmatada, o que equivale ao território de um estado do Rio de Janeiro e meio.

Desde 2021, o Amazonas passou a ficar com o segundo lugar no ranking por estados. Ano passado, foram desmatados 274 mil hectares, 37% acima do total de 2021. Entre os cinco municípios com as maiores taxas do país, dois ficam no estado: Lábrea e Apuí.