O ator de Hollywood Leonardo DiCaprio publicou em seu Instagram um repost sobre a queda do desmatamento na Floresta Amazônica sob o governa Lula nesta segunda-feira (03).
DiCaprio, conhecido por utilizar suas redes sociais para visibilizar ou conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente e a cultura indígena, repostou a notícia que informa a diminuição de 68% no desmatamento da Amazônia desde a posse do presidente Lula, publicada pelo portal de notícias “Now This Earth”.
Segundo dados do governo, em comparação ao ano de 2022, houve uma queda de 68% no desmatamento da Amazônia. Sendo uma das promessas de Lula em sua campanha, o presidente já havia expressado sua preocupação com a depredação do meio ambiente brasileiro e que iria instaurar políticas públicas para proteger as florestas.
No início do mês de junho, Lula anunciou a reintegração do Plano de Ação Para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que tem como meta paralisar o desmatamento ambiental até o ano de 2030.
Até 2022, o Brasil passava por uma situação de devastação do meio ambiente frenética, com o abandono do PPCDAm e os índices apontando recordes na área destruição ambiental – de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 455,75 quilômetros quadrados foram desmatados só no ano passado, sob o governo de Jair Bolsonaro.
Essa não é a primeira vez que Leonardo DiCaprio apoia o governo Lula e se posiciona sobre a situação social/ambiental brasileira. Em maio deste ano, o artista divulgou a petição de Célia Xakriabá, líder indígena brasileira e deputada federal, contra o PL490, que previa a redução da demarcação do território indígena, alterando os direitos previstos no Estatuto do Índio.
Além disso, Di Caprio parabenizou Lula pelo decreto de novas demarcações de terras indígenas e da retomada do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).